segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Apresentação


O blog MÃOS QUE FAZEM A FÉ tem o objetivo de listar todas as ações de voluntariado na cidade de Imperatriz, independente de bandeira religiosa, credo ou poder econômico. Sem diferenciar ninguém, mas, sobretudo supervalorizando o sentimento altruísta que existe em todos nós e incentivando a prática do bem comum.
A lógica é ajudar quem ajuda. 
O trabalho do blog, a priori, será levantar as organizações, religiões, movimentos, seitas, classes organizadas e qualquer grupo de pessoas, ou individualmente, que faz algum trabalho voluntário, ou seja, sem retorno algum, inclusive retorno social (status).
O verdadeiro trabalho social é aquele que não dá qualquer retorno ao altruísta, embora lhe dê um conforto espiritual que supere qualquer pagamento material.
Acredito que frequentar uma Igreja e se autoproclamar fazer parte daquela religião ou denominação e não fazer algo pelo próximo faz perder o sentido de se ter uma vida espiritual. Fazer o bem não significa necessariamente deixar de fazer o mal. Apenas deixando de fazer o mal a pessoa não está fazendo o bem.
O verdadeiro significado da palavra amor é agir, fazer, realizar. Só podemos fazer o bem quando efetivamente fazemos alguma coisa de produtivo, para o bem; para o bem comum. Fazer algo que corresponda exclusivamente para o bem individual não é fazer o bem. Se o único beneficiário da sua ação é você mesmo, definitivamente isso não é fazer o bem.
“Que proveito há, meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé pode salvá-lo? Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito há nisso? Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.” (Tg 2:14-17).
“Assim como o corpo sem alma é morto, assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2:26).


Nenhum comentário:

Postar um comentário