quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Imperatriz dispõe de 05 unidades de Centro de Referência de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), unidade do bairro Vila Nova [rua São Sebastião, antigo Centro Comunitário], órgão da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), presta relevantes serviços a milhares de moradores dos bairros Parque Santa Lúcia, Parque Sanharol, Parque das Mangueiras, Parque Alvorada I e II, Parque Airton Senna, Vila Fiquene, Vila Vitória, Vila Independente, Conjunto Habitar Brasil, Conjunto Vitória, Vilinha, Cacauzinho, e Bom Jesus.

A coordenadora Paola Lima, responsável pelas unidades dos CRAS, explica que o órgão atua com famílias e cidadãos em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sócio-familiar e comunitário. “O CRAS é responsável pela oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF)”, disse.

Segundo ela, é função do CRAS prestar informação e orientação para a população de sua área de abrangência, bem como se articular com a rede de proteção social local no que diz respeito aos direitos de cidadania. “Realiza, ainda, sob orientação do gestor municipal de assistência social, o mapeamento e a organização da rede socioassistencial de proteção básica e promove a inserção das famílias nos serviços de assistência social”, esclarece.

Paola Lima diz ainda que o órgão promove o encaminhamento da população a políticas públicas e sociais, possibilitando o desenvolvimento de ações intersetoriais que visem a sustentabilidade, de forma a romper com o ciclo de reprodução intergeracional do processo de exclusão social, e evitar que estas famílias e indivíduos tenham seus direitos violados, recaindo em situações de vulnerabilidade e riscos.

CURSOS – Ela disse também que, em parceria com o Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz (Ciese), são oferecidos cursos à comunidade atendidas pelas unidades dos CRAS. “Nós oferecemos cursos de panificação, cabeleireiro, manicure, corte e costura, pintura em tecido e bordado em fita”, disse.

Em Imperatriz, Paola Lima frisa que existem quatro unidades do CRAS [Vila Nova, Bacuri, Santa Rita e grande Cafeteira] e uma no povoado Coquelândia, a 35 km do Centro. “O CRAS Coquelândia atende a comunidade dos povoados Imbiral, Bacaba, Esperantina, São José da Matança, Olho D’Água, São Félix e Petrolina”, finalizou.

30 de Ago. de 2011 às 23:04
Fonte:http://www.portalitz.com.br/noticias/cidade/2011/08/30/imperatriz-dispoe-de-05-unidades-de-centro-de-refe/

Nenhum comentário:

Postar um comentário